Secções
Entrar

Velório de Nicolau Breyner às 19h00 desta terça-feira

15 de março de 2016 às 15:31

A missa de corpo presente acontece uma hora depois. O funeral será na quarta-feira, a partir das 15 horas, no Alto de São João

As exéquias do actor Nicolau Breyner, falecido na segunda-feira, aos 75 anos, realizam-se esta terça-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 19h00, sendo rezada missa de corpo presente às 20h00, disse à Lusa a assessoria do actor. 

O funeral realiza-se na quarta-feira, a partir das 15 horas, com uma missa na Basílica. As cerimónias continuam no cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado.


João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu em Serpa, a 30 de Julho de 1940. Veio para Lisboa e frequentou o Liceu Camões. Apesar de ter começado a estudar Direito, acabou por se inscrever no Conservatório Nacional: passou pelo curso de Canto antes de entrar no de Teatro. 


A sua estreia como actor aconteceu quando ainda frequentava o Conservatório, em 1960. A peça era Leonor Teles, de António Lopes Ribeiro (Ribeirinho). 

Depois, passou pelo teatro de revista no Parque Mayer, onde contracenou com Laura Alves e Raul Solnado, entre outros. Na mesma altura, fazia teatro radiofónico na Emissora Nacional. 

Para além disso, a sua carreira passou pelo cinema e pela televisão. No pequeno ecrã, destacam-se produções como Gente fina é outra coisa (1982), Vila Faia (a primeira novela portuguesa, de 1982), Os Homens da segurança (1988), Origens (1993), Nico d’obra (1993/1994), A Ferreirinha (2004) e Louco amor (2012). 

Breyner tornou-se mais conhecido do público com o programa de televisão Nicolau no País das Maravilhas (1975), onde com Herman José, protagonizava a rábula O Senhor Feliz e o Senhor Contente. Em 1980, alcançou grande sucesso com Eu Show Nico

No cinema, integrou o elenco de O Barão de Altamira (1986), Jaime (1999), Os Imortais (2003), Call Girl (2007), A Bela e o Paparazzo (2009), O Contrato (2009), Teia de gelo (2012), 7 Pecados Rurais (2013), ou Os Gatos não Têm Vertigens (2014). 

Nos anos 80, Nicolau Breyner fundou a produtora NBP. Foi casado com a actriz Sofia Sá da Bandeira e com Mafalda Bessa. Tem duas filhas com Cláudia Ramos. 

Em Junho de 2005, foi nomeado Grande Oficial da Ordem de Mérito Jorge Sampaio. Actualmente, estava a participar nas gravações da telenovela da TVI A Impostora.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela