Secções

Ucrânia vence Festival Eurovisão

15 de maio de 2016 às 09:41

O primeiro lugar do 61.º Festival Eurovisão foi conquistado pela Ucrânia com a canção "1944", interpretada por Jamala

A Ucrânia venceu hoje o 61.º Festival Eurovisão com a canção1944, interpretada por Jamala. De conteúdo político, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia pelo ditador russo Estaline,1944levou a melhor sobre a Austrália, na segunda posição e a Rússia, em terceiro lugar.

"Queria cantar uma canção sobre paz e amor", declarou a cantora, de 32 anos, ao receber o prémio.


O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, saudou a "incrível vitória" de Jamala no festival da Eurovisão, escrevendo na sua conta do Twitter: "Sim! Uma prestação e uma vitória incríveis! Toda a Ucrânia te diz obrigada, Jamala".

Nesta edição foi usado um novo sistema de difusão dos votos. Primeiro, foi divulgada a votação dos júris dos 42 países participantes - 50% do total - e depois a parte correspondente ao televoto, comunicada no final.

A Ucrânia, uma das favoritas e que soma agora duas vitórias no festival da Eurovisão, conseguiu um total de 534 votos, contra 511 para a Austrália, 491 para a Rússia, 307 para a Bulgária e 261 para a Suécia.

Esta foi a terceira vez que Estocolmo recebeu a final do popular festival.

Em Outubro passado, a direcção e administração da televisão pública portuguesa RTP decidiram não enviar a candidatura de Portugal ao festival, que contou com a participação de quatro dezenas de países.

Esta foi a quinta vez que Portugal não participou, tal como aconteceu nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela