Secções
Entrar

Relatório sobre morte de Marília Mendonça não esclarece a origem do acidente

Débora Calheiros Lourenço 16 de maio de 2023 às 17:38

A cantora brasileira morreu a 5 de novembro de 2021. Um despiste do avião em que seguia levou à morte de mais quatro pessoas.

"Uma aviação inadequada" por parte do piloto no momento da aterragem foi um dos "fatores contribuintes" para o acidente de aviação que levou à morte da cantora Marília Mendonça a 5 de novembro de 2021. A informação é avançada no relatório final da investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, pertencente à Força Aérea Brasileira publicado na segunda-feira.

Marília Mendonça

Ainda assim poucas horas antes, o advogado Robson Cunha, que representa a família da cantora brasileira, deu uma conferência de imprensa onde defendeu que "as decisões do piloto não foram irregulares", garantindo que "ainda que o plano de voo tenha sido alterado, todas as medidas tomadas pelo piloto foram consideradas dentro da normalidade".

Assim sendo este revela-se apenas como um dos pontos relativos ao acidente que levou à morte da cantora brasileira e de outras quatro pessoas que fica por esclarecer.

O momento da aterragem
O relatório releva que o piloto, que também se encontra entre as vítimas mortais, teve uma avaliação inadequada do momento da aterragem "uma vez que a perna do vento foi alongada numa distância significativamente maior do que aquela esperada para uma aeronave de ‘Categoria de Performance B’".

A Comissão de Investigação procurou entender as razões que levaram à escolha do procedimento de aterragem uma vez que não foram detetadas "quaisquer limitações operacionais da aeronave ou de tráfego aéreo que restringissem o alongamento da perna do vento".

Uma das opções consideradas é a possibilidade de o piloto "ter optado por alongar a perna do vento para conseguir uma aproximação final mais longa, que tende a ser mais confortável para os passageiros", outra possibilidade é que a opção tenha sido gerada através de "um processo inconsciente gerado pelas experiências das aproximações realizadas" com base no tempo em que o piloto "operou na aviação regular".

Sinalização dos cabos de energia
O advogado da família da cantora já tinha defendido que a falta de sinalização dos cabos de energia foi um fator preponderante para o acidente. Já o relatório do Centro de Investigações considera que apesar da "linha de transmissão de 69 quilovolts não se enquadrar nos requisitos que a qualificassem como obstáculos ou objetos passíveis de serem sinalizados o cabo para-raios da linha de transmissão possuía baixo contraste em relação à vegetação ao fundo".

O relatório recomenda a realização de "gestões junto à Companhia Energética de Minas Gerais, de modo a sinalizar, em caráter excecional, a linha de transmissão de 69 quilovolts no trecho correspondente ao prolongamento da pista".

Já depois da apresentação do relatório, Robson Chunha defendeu que a questão da identificação dos cabos será resolvida na esfera criminal.

Após o acidente foi elaborado o Projeto de Lei Marília Mendonça, já aprovado pelo Senado, que estabelece que as concessionárias de energia devem sinalizar as linhas com esferas coloridas e que as torres também devem ser pintadas, numa tentativa de diminuir o risco de colisão. O projeto está agora à aguardar a votação na Câmara dos Deputados.

O que se segue?
O relatório não apresenta culpados, apenas detalha os elementos relacionados com o acidente. A Polícia Civil está a desenvolver um inquérito para apurar os culpados, que estava dependente das conclusões do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para poder descartar a opção de falha mecânica no momento do acidente.

O advogado da família revelou que existiu um pedido por parte da polícia de Caratinga para o alargamento do prazo mas pediu "apenas que haja celeridade na entrega do inquérito".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela