Secções
Entrar

Quatro coisas que não sabe sobre sushi

Beatriz Rainha com Leonor Riso 18 de junho de 2024 às 07:00

A 18 de junho, assinala-se o Dia Mundial deste prato japonês. Saiba mais sobre ele.

Sabia que a 18 de junho se celebra o Dia Internacional do Sushi? Quer goste do prato mais célebre da gastronomia japonesa, quer não, eis alguns factos que pode desconhecer.

Japoneses não comem assim tanto sushi

Ao contrário que muitos podem pensar, o sushi não é tão popular no Japão quanto no estrangeiro. É um prato típico do país, mas apenas mais um entre tempura (vegetais ou marisco fritos), tonkatsu (um prato de carne empanada) ou ramen (caldo de ossos de animal com macarrão e outros ingredientes), entre muitos mais, ressalva o site Traveller.

Prato remonta ao século VIII, mas arroz não era comido

O arroz e o peixe juntaram-se pela primeira vez no Japão no século VIII, mas o arroz só servia para conservar o peixe. O arroz fermentado servia para preservar o peixe e era deitado fora até ao século XV, quando o vinagre de arroz foi acrescentado ao arroz fermentado e comido, ao estilo namanare.

Sushi "moderno" foi inventado em 1824

Segundo o Traveller, o nigirizushi - o tipo de sushi que hoje comemos - foi inventado em 1824. Nesse ano, o chef Hanaya Yohei inventou uma técnica que juntava arroz temperado com peixe cru e outros tipos de produtos vindos do mar. Este estilo de sushi também se chamava Edomae zushi, para caracterizar que usava peixe e marisco vindos da baía de Tóquio: "Edo" significa cidade é o antigo nome de Tóquio e "mae" quer dizer "frente". De acordo com o site Sushi School, o estilo de cozinha Edo destaca-se por ser mais salgado e adocicado do que outros estilos de cozinha japoneses.

Restaurante com passadeira rolante? Só em 1958

Foi em Osaka, Japão, que abriu o primeiro restaurante com passadeira rolante tão associado ao sushi. Chamava-se Genroku Zushi. Contudo, a invenção só se espalhou no mundo inteiro após a Exposição Mundial do Japão em Osaka, em 1970: fez sucesso e inspirou vários restaurantes no estrangeiro. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela