Secções
Entrar

Proteo, o cão mexicano que morreu a salvar vidas na Turquia

Leonor Riso 12 de fevereiro de 2023 às 15:03

A morte do pastor alemão foi anunciada pela secretaria de Estado da Defesa do México.

O governo mexicano lamentou na madrugada deste sábado a morte de Proteo, um dos dez cães enviados pelo país para a Turquia para ajudar nos esforços de busca e resgate de vítimas do sismo. Ainda não se sabe o que causou a morte do animal, mas terá ocorrido durante os trabalhos entre os escombros. 

A morte do pastor alemão foi anunciada pela secretaria de Estado da Defesa do México. "Obrigado Proteo pelo teu trabalho heróico, cumpriste a missão cãozinho do exército mexicano", lê-se num tweet. 


O cão era um dos animais com entre 3 e 8 anos enviados para a Turquia: os outros chamam-se Tardio, Kiara, Teología, Timba, Barato, Territorio, Balanceo, Bureta e Biósfera.

O secretário dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard Casaubón, reconheceu Proteo por "exaltar o nome do México e do nosso povo". 

As palavras do seu tratador, Villeda, foram partilhadas no TikTok da secretaria da Defesa: "Só me resta agradecer por me ter trazido. Lamentavelmente não irás voltar comigo. Iremos voltar a ver-nos algum dia."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela