Secções
Entrar

Portugal Fashion regressa ao Porto depois de se "reorganizar"

15 de outubro de 2020 às 17:04

A celebração dos 25 anos do festival de moda foi retomada esta quinta-feira. Primeiro desfile decorre ao ar livre e apenas com presença de público profissional.

A celebração dos 25 anos do Portugal Fashion foi retomada hoje, no Porto, em nome da proteção da moda nacional, com o primeiro desfile de moda a decorrer ao ar livre apenas com presença de público profissional.

"Não podia deixar de acontecer. Tínhamos de fazer tudo, uma vez mais, para que os ‘designers’ e as marcas que estão connosco tivessem esta oportunidade de se apresentar, mas teríamos de inventar formatos diferentes, teríamos de nos reorganizar e teríamos de compensar também a maior restrição de público de uma outra forma, nomeadamente uma aposta na comunicação digital completamente diferente daquilo que era o habitual", explicou a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, em entrevista à agência Lusa.

Segundo Mónica Neto, a 47.ª edição do Portugal Fashion, que arrancou hoje e termina no sábado, vai ter no máximo 200 pessoas em simultâneo, com os bastidores reservados a modelos e sem acesso à comunicação social, com a transmissão em direto dos desfiles e de todo o evento via digital.

"Tivemos de nos restringir ao público profissional, tivemos de fazer um corte que nos permitisse garantir sobretudo que as dinâmicas de bastidores aconteciam com tranquilidade e que o acesso ao público era sobretudo um acesso profissional e que não punha nunca em causa a continuidade do evento por uma imposição que pudesse acontecer administrativa das autoridades de saúde e portanto", explicou a diretora do Portugal Fashion.

Todos os desfiles do Portugal Fashion já eram transmitidos em direto, mas não tínhamos a dinâmica de mostrar muito mais além do desfile e nesta 47.ª edição também vão mostrar outros pontos do evento em direto.

Nesta edição, devido à covid-19, tomou-se a opção do "see now, buy now" como uma das estratégias tomadas por vários ‘designers’ que não tiveram oportunidade de apresentar a coleção na edição em março e que estão a apresentar agora, como também estão já antecipar a coleção do próximo verão 2021.

A ‘designer’ Ana Teixeira de Sousa, criadora da marca portuguesa Sophia Kah, apresentou hoje o primeiro desfile da 47.ª edição do Portugal Fashion, no pátio do Hotel Neya, junto à Alfândega do Porto, mostrando a coleção "Dreams", que é dirigida para uma estação do ano específica, enquadrando-se na opção do "see now, buy now".

"Uma das novidades [da marca] é que nós agora não fazemos estações, nós fazemos ‘see now, buy now’, ou seja a coleção que foi apresentada hoje aqui vai ser vendida imediatamente e é uma coleção ‘season-less’ [sem estação do ano]", explicou a ‘designer’, referindo que essa é uma das mudanças que "mais sentido faz para os mercados da marca", que são o mercado nacional, Inglaterra e EUA.

A criadora da marca Sophia Kah trouxe hoje ao desfile ao ar livre mais de uma dezena de peças com tecidos em rendas, lantejoulas e plumas, onde se destacou um vestido de noiva com cauda com mais de três metros, em forma de celebração e de festa.

"Houve preocupação em desenhar uma coleção adaptada aos momentos em que nós vivemos" e em responder "à procura" que temos dos clientes, explicou, referindo que a coleção "Dreams" tem alguns apontamentos de roupas "mais versáteis" que tanto permitem "estar em casa", mas que também dá para ir a um "evento mais pequeno".

O Portugal Fashion continua ao longo de toda a tarde de hoje com desfiles presenciais do ‘designer’ João Sousa (14:00), no espaço Bloom, seguido pelos desfiles do ‘designer’ David Catalán (15:00), Vírus e Carolina Sobral (16:00), Katty Xiomara (17:00) e Estelita Mendonça (18:00).

O primeiro dia da 47.ª edição do Portugal Fashion encerra com o desfile da marca portuguesa Ernest W. Baker – estreante no Portugal Fashion -, que fez parte, em julho, do calendário oficial da Semana de Moda de Paris, e está à venda em Itália, Canadá, Japão, Hong Kong, China e Coreia do Sul.

O Portugal Fashion vai continuar até sábado com apresentações de Miguel Vieira, Inês Torcato, Maria Gambina, Pé de Chumbo, Alves/Gonçalves, Luís Onofre, Hugo Costa, Alexandra Moura, entre outros.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela