Secções
Entrar

Phil Mendrix estava a gravar um disco antes de morrer

14 de agosto de 2018 às 18:30

A Sociedade Portuguesa de Autores manifestou o seu pesar pela morte do músico, aos 70 anos, tendo-se interrompido um projecto discográfico.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) manifestou esta terça-feira o seu pesar pela morte, na segunda-feira, do músico Filipe Mendes, aos 70 anos, tendo-se interrompido um projecto discográfico.

1 de 4
Foto: Facebook
Foto: Facebook
Foto: Facebook

Em comunicado, a SPA revela que "ia apoiar a edição de um disco de homenagem ao músico e compositor, projecto que o seu falecimento, vítima de cancro, interrompeu".

A SPA refere que o músico era seu associado desde Março de 1977 e "usava o pseudónimo artístico Phil Mendrix, como forma de homenagem a Jimi Hendrix, guitarrista e compositor norte-americano que sempre muito admirou e o influenciou como instrumentista".

A cooperativa de autores que o distinguiu em Novembro passado com a Medalha de Honra afirma que Phil Mendrix era "considerado um dos maiores guitarristas de sempre da música portuguesa" e assinala que a sua carreira "também passou pelo estrangeiro".

Tendo fundado a banda Os Chinchilas, em 1964, Phil Mendrix fez parte de outros agrupamentos, nomeadamente, mais recentemente, Irmãos Catita, Ena Pá 2000 e Corações de Atum.

O velório do músico realiza-se hoje na capela de Santa Maria do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde, na quarta-feira, às 14:00, é rezada missa de corpo presente, seguindo-se o funeral para o Cemitério dos Prazeres, onde ficará sepultado no talhão dos artistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela