Secções
Entrar

O homem que via (e fazia) o futuro. Não perca grátis com a SÁBADO

SÁBADO 06 de julho de 2023 às 11:14

“Vive a vida” ou “pensa em grande” eram algumas das máximas deste inventor, que usou a tecnologia para mudar o mundo, da Apple ao iPhone.

Steve Jobs morreu em 2011, com 56 anos, mas as suas frases mantêm-se como máximas de vida para muitas pessoas. Eis alguns exemplos: “O teu tempo é limitado, não o desperdices”; “Não deixes que o ruído das opiniões dos outros abafe a tua voz interior”; “Quem não pensa em grande nunca faz grande coisa”; “A única forma de fazeres um ótimo trabalho é gostando daquilo que fazes”; “Não me interessa ser o homem mais rico do cemitério. Ir para a cama à noite a sentir que fizemos algo fantástico, isso é que me importa.”

E ele fez. Como se refere no início do livro Pensar Como Steve Jobs (sai grátis com a revista SÁBADO de 6 de julho), o inventor e milionário dos EUA revolucionou o mundo na informática (o primeiro computador Apple surgiu em 1976), indústria cinematográfica (a Pixar ganhou Óscares na animação com filmes como Toy Story ou À Procura de Nemo), música, telefones ou publicações digitais (com os MacBook, iPhone, iPod ou iPad).

No início, a vida de Steve Jobs até poderia ter tudo para correr mal. Afinal, os pais (jovens estudantes) decidiram dá-lo para adoção, e a sua juventude foi atribulada (desistiu da universidade no 1º ano), pois era rebelde e excêntrico, meio hippie, meio budista (valorizava mais a experiência pessoal do que a compreensão intelectual).

Essa liberdade “permitiu-lhe pensar de forma diferente e invulgar”, nota o autor, Daniel Smith, que conta a história de Steve e aponta a sua capacidade de reunir equipas de pessoas talentosas – “que farão coisas incríveis se lhes dermos as ferramentas certas”. “Deixem uma marca no universo”, desafiava-os Steve, que seguia várias máximas, explicadas no livro: “Aproveite a sua experiência de vida”; “Ame o que faz”; “Exija a perfeição”; “Lembre-se: não existem más ideias”; ou “Não faça as coisas só pelo dinheiro”.

epa
1 de 4
Foto: reuters
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela