Secções
Entrar

Marcelo revê-se na resposta da família de Zeca Afonso sobre trasladação para Panteão

28 de agosto de 2018 às 16:18

A família do compositor José Afonso opôs-se à proposta da Sociedade Portuguesa de Autores de trasladação dos restos mortais do músico para o monumento.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira que reconhece "a categoria moral" da resposta dada pela família de José Afonso ao rejeitar a proposta de trasladação dos restos mortais do cantor e compositor para o Panteão Nacional.

"Não posso deixar de reconhecer a categoria moral da resposta dada pela família de Zeca Afonso", comentou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Castanheira de Pera, distrito de Leiria.

A família do compositor José Afonso opôs-se, na semana passada, à proposta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) de trasladação dos restos mortais do músico para o Panteão Nacional, recordando que José Afonso "rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas" e que foi, a seu pedido, "enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento".

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, no fundo, a resposta da família é simples: "Ele na vida foi como foi. Depois de ter morrido, nós achamos que devemos ter um comportamento equivalente àquele que ele teria se fosse vivo e isso faz muito sentido".

O Presidente da República referiu também que relativamente a matérias relacionadas com o Panteão Nacional já disse o que tinha a dizer há cerca de um ano: "O Parlamento tem que definir uma posição".

Se for a que está definida, "há um critério, se quer mudar de critério muda de critério, mas o critério que venha a ser adoptado, que venha a ser um critério estável, porque depois começa a haver situações melindrosas", afirmou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas durante umas férias que está a ter na zona afectada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, em Junho de 2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela