Secções
Entrar

Mais de 400 golfinhos encalhados na costa francesa este ano

14 de fevereiro de 2019 às 16:03

"A maioria dos animais que examinámos tinha traços de captura acidental, incluindo a morte em engenhos de pesca", explicam os investigadores que estão a estudar o fenómeno.

Mais de 400golfinhosforam encontrados encalhados na costa atlântica desde o início do ano, reportou o Observatório Pelagis, especializado em mamíferos e aves marinhas, considerando o fenómeno alarmante.

"A maioria dos animais que examinámos tinha traços de captura acidental, incluindo a morte em engenhos de pesca", explicou à AFP Hélène Peltier, investigador no Observatório.

"Desde o início de janeiro (...), penso que são mais de 400 golfinhos" encontrados na costa ocidental francesa, "entre o sul da Bretanha e a fronteira espanhola", acrescentou.

A associação de proteção da natureza "France Nature Environnement", lamentou, em comunicado, um número que "bate já os recordes de invernos anteriores para o período observado".

"Face a igual período, há muito mais [casos] este ano do que no ano passado, se olharmos para o mesmo período. No ano passado, os encalhamentos mais importantes ocorreram em fevereiro-março. Tivemos 800 em fevereiro-março e aqui estamos no início de fevereiro e estamos em 400. Agora, vai acalmar ou não? É a grande questão", interrogou Peltier.

A France Nature Environnement reclama "uma redução imediata" do número de navios de pesca, manifestando-se alarmada com o facto de todos os anos "mil carcaças de golfinhos" encalharem na costa francesa.

"Isto é apenas a ponta do iceberg (...) a maior parte fica no fundo do oceano", refere.

Medir a amplitude do fenómeno é particularmente complexo, segundo Hélène Peltier, porque durante as outras estações do ano, mesmo que ocorram estes fenómenos não serão vistos, porque os ventos "não os trazem necessariamente".

Por enquanto, é difícil identificar as causas. Em parte, porque eles se alimentam das mesmas espécies que são pescadas por alguns pescadores, sublinhou Peltier. Os cetáceos ficam presos nas redes e depois entram em pânico e morrem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela