Secções
Entrar

Eurovisão: Palestinianos acusam Israel de usar Festival para "reforçar a sua colonização"

11 de maio de 2019 às 12:50

Primeira semifinal ocorre no dia 14 de maio. Portugal será representado por Conan Osiris.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano acusou hojeIsraelde "utilizar aEurovisão" para "reforçar a colonização daPalestina" e pediu às televisões europeias para que não emitam imagens promocionais do concurso que mostrem Jerusalém.

"A União Europeia da Radiodifusão tem o poder de influenciar a opinião pública global e Israel, a potência ocupante, está a utilizar o concurso para fortalecer a sua ocupação colonial e normalizar a aceitação global da sua conduta ilegal", refere o ministério num comunicado hoje divulgado, a propósito do Festival Eurovisão da Canção, que decorre na próxima semana em Telavive.

O governo da Palestina considera que os materiais promocionais da Eurovisão aprovados pela radiodifusão europeia "são inaceitáveis" pela forma como se "normaliza a ocupação".

Numa carta enviada à União Europeia de Radiodifusão, o Ministério dos Negócios Estrangeiros pede que não se emita qualquer documento gravado em Jerusalém, cidade cuja parte oriental permanece ocupada desde 1967.

O ministério alega que, ao aceitar os materiais promocionais israelitas, reconhece-se "implicitamente a apoia-se as políticas ilegais de Israel, que violam sistematicamente leis internacionais e de direitos humanos, incluindo o direito do povo palestiniano à autodeterminação".

O representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, Conan Osiris, atua na terça-feira na primeira semifinal do concurso, em Telavive.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela