Secções
Entrar

Candidaturas abertas para programa de estágios nos EUA

31 de dezembro de 2015 às 09:11

Está aberta até 31 de Janeiro a primeira fase de candidaturas do programa de estágios da associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos

A primeira fase de candidaturas do programa de estágios da associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos (PAPS), dedicada a alunos portugueses do ensino superior, abre esta quinta-feira e encerra a 31 de Janeiro.

O programa chama-se PAPSummer e os estágios de quatro semanas acontecerão entre Julho e Setembro, com o número final de bolsas ainda por definir.

Na fase de candidaturas que decorre até 31 de Janeiro, os membros da PAPS que queiram ser mentores destes bolseiros devem candidatar-se.


Num segundo momento, que acontecerá durante o mês de Março, os estudantes portugueses de licenciatura ou mestrado poderão escolher de entre os projectos aprovados e candidatar-se.

Na edição de 2015, a PAPS recebeu mais de 500 candidaturas. No final, foram escolhidos oito estudantes.

As áreas dos estágios foram desde investigação científica em áreas ligadas ao cancro e doença de Huntington, a processamento de dados emcloud(nuvem), astronomia, comunicação e diplomacia, e finanças e gestão de fortunas.

"A PAPS acredita que esta oportunidade representou, e representa, sem qualquer dúvida, uma rampa de lançamento para as carreiras dos jovens estudantes contemplados, tendo mesmo alguns dos estagiários deste ano já estabelecido contactos de trabalho para o futuro", disse à Lusa Silvia Curado, responsável da PAPS.

As bolsas suportam os custos de deslocação, alojamento e estada dos estudantes durante o tempo de realização do estágio.

Na primeira edição, a PAPS contou com o apoio de quatro organizações para financiar estas bolsas: WeDo Technologies, consulado de Portugal em Nova Iorque, Fundação Calouste Gulbenkian e Axis Advisors, LLC.

A associação continua em contacto com estas e outras entidades governamentais e privadas para estabelecer parcerias e apoio financeiro para a realização dos novos estágios, o que vai determinar o numero de bolsas atribuídas.

"A PAPS acredita poder contar novamente com o apoio dos seus parceiros, e novas entidades interessadas em colaborar nesta iniciativa, e o entusiasmo de mentores e estudantes Portugueses", explicou Sílvia Curado.

A PAPS (sigla em inglês de Portuguese American Post-graduate Society) existe desde 1998 e, com cerca de 1.000 membros, procura desenvolver as relações entre a comunidade de estudantes e investigadores portugueses nos EUA e a sociedade norte-americana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela