Secções
Entrar

Austrália. Tarte de carne terá envenenado quatro pessoas. Três morreram

Andreia Antunes com Leonor Riso 11 de agosto de 2023 às 07:00

Caso está a intrigar o país e a ser investigado pela polícia. Erin Patterson cozinhou refeição para familiares, mas não foi afetada pelos cogumelos venenosos.

O prato que matou três pessoas durante um almoço na Austrália foi uma tarte de carne Wellington, a que se terá adicionado os cogumelos venenosos. A refeição foi cozinhada por Erin Patterson, que está sob investigação policial. A anfitriã do almoço não sofreu quaisquer efeitos. Quatro pessoas foram envenenadas, sendo que uma está a lutar pela vida. 

Erin Patterson preparou a refeição no dia 29 de julho na sua casa em Leongatha para os seus ex-sogros Don e Gail Patterson, e para a irmã e cunhado de Gail, Heather e Ian Wilkinson. Este último é o único sobrevivente. 

A polícia afirmou que os sintomas das vítimas são consistentes com a ingestão de cogumelos mortíferos para o ser humano. Estão a efetuar testes forenses aos objetos apreendidos na casa de Erin.

Erin Patterson é a principal suspeita nas investigações da polícia pelo facto de ter cozinhado a refeição na sua casa e por ter sido a única que não ficou doente. Contudo, não é claro ainda se colocou os cogumelos na refeição sabendo que eram venenosos, ou se foi sem querer. 

O cogumelo Amanita phalloides é responsável por cerca de 90% das mortes relacionadas por cogumelos em todo o mundo. A sua toxina principal é a a-Amanitin, que não pode ser destruída ao cozinhar ou com secagem. Pode provocar insuficiência hepática e renal.

Estes cogumelos mortíferos, nas suas fases iniciais de crescimento, tem uma cor branca e cremosa. Normalmente, crescem debaixo de carvalhos e encontram-se no estado australiano de Victoria e no território da capital australiana, Camberra.

O incidente deixou de luto a cidade rural de Korumburra, onde Ian Wilkinson, que luta pela sua vida no hospital, é pastor. A apanha de cogumelos é popular na zona, segundo o presidente da câmara local.

A tarte de carne Wellington requer a adição de cogumelos, de acordo com o jornal The Guardian.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto