Secções
Entrar

Ana Nunes de Almeida: "Surpreendeu-me a Igreja não ter posto as vítimas na linha da frente das suas preocupações"

SÁBADO 12 de março de 2023 às 11:12

A socióloga da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica fala do relatório que revelou os números sobre os abusos sexuais praticados por entidades da Igreja em Portugal, e das mais recentes reações da mesma quanto à “famosa lista” [de nomes dos alegados abusadores].

Ana Nunes de Almeida, socióloga e investigadora, fez parte da equipa que trouxe para a luz do dia o relatório mais completo, até hoje, dos abusos sexuais praticados pela Igreja Católica em Portugal. Ao longo de quase 500 páginas de análise, 365 chamadas telefónicas depois, centenas de testemunhos virtuais e presenciais, pesquisa histórica e enquadramento sociológico entre 1950 e 2022, as estatísticas no relatório "Dar Voz ao Silêncio" deixam a Igreja Católica portuguesa numa situação de beco sem saída – ou pelo menos com urgência de resposta e resolução.

João Cortesão/Máxima

À revistaMáxima, a socióloga narra os meses intensos deste levantamento, mas não deixa de reagir à forma como ele é, agora, encarado pela Igreja Católica portuguesa. Sentada no seu gabinete, não esconde o desapontamento pelas últimas declarações públicas e confessa: "É impossível não me enervar a falar disto."

Uma entrevista para ler naMáxima.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela