Secções
Entrar

A que cheira o presidente Macron?

Sónia Bento 06 de abril de 2025 às 21:16

No palácio do Eliseu, todos sabem se o presidente está ou não pelo rasto do seu perfume. É tão intenso que os ministros sustêm a respiração quando ele chega. Saiba a que cheira o Chefe de Estado francês.

O perfume do presidente francês, Emmanuel Macron, tornou-se notícia, após a publicação do livro The Tragedy of the Elysée, do jornalista Olivier Beaumont, do Le Parisien. Num dos capítulos, cujo título é "cheira a presidente", o autor revela que no Eliseu toda a gente sabe se Macron se encontra ou não, pelo rasto do perfume.

O Chefe de Estado francês, de 47 anos, usa "quantidades industriais" de Eau Sauvage, de Christian Dior (em Portugal, um frasco de eau de parfum, de 100ml, custa cerca de €110), e vai reforçando "várias vezes ao dia" porque tem sempre um frasco à mão, como nas gavetas do seu gabinete. "Quando Emmanuel Macron entra na sala, consegue sentir-se (...)", como se afirmasse a sua autoridade, como que "a marcar o seu território", disse um dos antigos assessores do presidente.

REUTERS/Christophe Archambault

Brigitte borrifa-se com o perfume do marido

A Dior faz parte do império LVMH, de Bernard Arnault, o homem mais rico de França e da Europa e que é próximo do presidente. A mulher, Brigitte Macron, que faz 72 anos no próximo dia 13, prefere os perfumes da Louis Vuitton, marca que também pertence ao universo LVMH. Segundo o livro, quando Macron está fora, a primeira-dama borrifa-se com o perfume do marido "para ter a sensação de que ele não está longe".

"Tal como Luis XIV fez das suas fragrâncias um atributo de poder quando desfilava pelas galerias do palácio de Versalhes, Emmanuel Macron utiliza o Eau Sauvage como um elemento da sua autoridade no Elíseu", escreve o autor. Por vezes, exagera e refere o que o ex-ministro Stanislas Guerini lhe contou sobre um conselho de ministros: "Todos contiveram a respiração durante alguns instantes antes da sua chegada".

A mulher sombra do presidente 

Emmanuel Macron nunca descuidou a imagem que quer projetar e para isso também conta com a sua fotógrafa oficial. Desde 2016 que Soazig de la Moissonnière acompanha Macron, quase 24 horas por dia. Anda atrás dele a captar todos os movimentos como se fosse uma sombra, pelo que é considerada uma das mulheres que melhor conhece o presidente e que tem a sua total confiança.

As redes sociais da fotógrafa são uma montra da presidência. Ela escolhe os ângulos não convencionais – captando Macron pensativo no avião ou sentado na sua mesa com um copo de leite e uma barba de três dias. Sem que ele quase nunca olhe para a lente, Soazig publica dezenas de imagens do Chefe de Estado em variados momentos políticos, institucionais, pessoais e até íntimos, a cores ou a preto e branco. Um bom exemplo disso foram os registos que ela fez de Macron a descarregar a pressão num saco de boxe, publicadas no Instagram em 2024, e que foram interpretadas como a determinação do presidente francês de endurecer a sua resposta às ações da Rússia na Ucrânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela