Sábado – Pense por si

Viajante chega hoje às bancas

A nova edição da sua revista de viagens destaca os Açores e leva-nos também na viagem de uma vida pela Amazónia e num cruzeiro pelas Canárias. Portfólio no coração de África, roteiro por uma cidade histórica na Polónia e hotéis onde animais de estimação são bem-vindos também estão na ementa.

A SÁBADO Viajante chega às bancas no primeiro dia de março, com a promessa de viagens inesquecíveis. Começamos com um destino que dispensa apresentações e é um dos mais sustentáveis do planeta – os Açores. Vamos estar na ilha de São Miguel para saber das novidades, visitar alguns clássicos de Ponta Delgada e arredores e mergulhar no imenso verde da maior ilha do arquipélago. 

Nesta edição que já cheira a Primavera, vamos partilhar com os nossos leitores a viagem de uma vida. Estivemos na Amazónia, com entrada pela histórica cidade de Manaus, e voltámos de lá rendidos à imensidão, aos sons, sabores e momentos na mítica floresta. Subimos e descemos o rio Negro, no arquipélago de Anavilhanas, um Parque Nacional onde as comunidades indígenas continuam a sobreviver às mudanças climáticas e avanço da civilização.

Em destaque nesta edição da SÁBADO Viajante está também um cruzeiro de proximidade que vale bem a pena. Fomos da ilha da Madeira ao arquipélago das Canárias, passando por Tenerife, Gran Canária, Fuerteventura e La Palma.  Uma viagem (e muitas mais) que pode ir já descobrindo, ao fim de semana, no canal Now e no site e nas redes sociais da revista SÁBADO, em sabado.pt/viajante.

Para quem não prescinde – e bem – de viajar com os seus animais, escolhemos uma série de opções de hotéis Pet Friendly em Portugal. Vá já escolhendo, porque as férias estão à porta e os nossos amigos de quatro patas não podem ficar para trás.

Não terminamos esta viagem em forma de revista sem uma visita a uma cidade que não é escolha óbvia. Na Polónia, fomos até à costa do Mar Báltico para conhecer Gdansk. Trouxemos de lá um roteiro para que não passe ao lado de um destino histórico na Europa do século XX.

E dentro da lista de destinos improváveis - porque viajar não é apenas fazer turismo - mostramos-lhe a realidade da República Centro Africana, através de um portfólio duro e revelador.

Entrevistas, crónicas, novidades, restaurantes, agenda, efemérides e muito mais também estão na lista de sugestões.

Na SÁBADO Viajante, sabemos para onde vamos. Venha daí connosco.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.