Sábado – Pense por si

Manias de São Francisco

João Pombeiro 07 de setembro de 2024 às 10:00

Partimos de Lisboa para a cidade mais liberal dos EUA. O resultado é um GPS pessoal que passa por Dolores Park, North Beach, a Chinatown mais antiga da América do Norte, táxis não tripulados, a clássica Pão de Forma e cervejas mexicanas. São Francisco molda-se às manias de quem a visita.

É uma mania como tantas outras. Gosto dela quando viajo, espécie de porto seguro em terra desconhecida. Seja uma viagem de poucos dias (como foi o caso), seja de média ou longa duração. Falo da mania de regressar o mais possível (três, quatro vezes) a um local que me faz sentir apaziguado, como se ali vivesse há anos, como se fosse da casa (sei lá explicar isto bem). Pode ser um bar, um restaurante, uma rua, um jardim – em São Francisco foi um parque. Dolores Park de seu nome.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.