Sábado – Pense por si

Manias de São Francisco

João Pombeiro 07 de setembro de 2024 às 10:00

Partimos de Lisboa para a cidade mais liberal dos EUA. O resultado é um GPS pessoal que passa por Dolores Park, North Beach, a Chinatown mais antiga da América do Norte, táxis não tripulados, a clássica Pão de Forma e cervejas mexicanas. São Francisco molda-se às manias de quem a visita.

É uma mania como tantas outras. Gosto dela quando viajo, espécie de porto seguro em terra desconhecida. Seja uma viagem de poucos dias (como foi o caso), seja de média ou longa duração. Falo da mania de regressar o mais possível (três, quatro vezes) a um local que me faz sentir apaziguado, como se ali vivesse há anos, como se fosse da casa (sei lá explicar isto bem). Pode ser um bar, um restaurante, uma rua, um jardim – em São Francisco foi um parque. Dolores Park de seu nome.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.