Sábado – Pense por si

Barcelos, uma Cidade de Artes e Ofícios

Filipa Vaz Teixeira 10 de fevereiro de 2019 às 15:00

Foi considerada Cidade Criativa da UNESCO em 2017, a primeira em Portugal e na Península Ibérica a integrar esta rede. A SÁBADO foi ao Minho para conhecer as tradições que lhe valeram esta distinção.

Quinta-feira de dezembro, manhã nublada e com orvalho no ar. "Hoje a feira não está com tanta gente como de costume", comenta Anabela, a nossa guia turística nesta visita a Barcelos. Quem diria?, penso eu, sem disfarçar o espanto. O movimento de pessoas que desagua no Campo da República - mais conhecido por Campo da Feira -, com os carros estacionados por toda a cidade, de sacos debaixo do braço, num autêntico frenesim, parecem contrariar tais palavras, mas logo vem a explicação. "Olhe como há espaços livres", diz Anabela, apontando as clarei-ras que denunciam a ausência dos comerciantes: "Em dias de ameaça de chuva, muitos preferem ficar em casa."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.