Sábado – Pense por si

Sabemos para onde vamos

Ricardo Santos
Ricardo Santos 29 de julho de 2021 às 08:00

Quando viajo, tento colocar-me no lugar do outro, o que vive onde estou a passar férias ou em reportagem. Passageiro clandestino, a crónica de Ricardo Santos

A palavra "viajante" encerra os significados que lhe quisermos dar, apesar de o dicionário apenas a definir como um adjetivo de dois géneros que remete para "que ou pessoa que viaja". Pode ser um ou uma viajante, por terra, ar, mar ou, agora, também pelo espaço. Até no tempo e nos sonhos, se quisermos transpor a física. Há quem viaje na maionese, em trabalho ou por necessidade. Há quem adore viajar e quem prefira ficar no sofá, mas em algum momento da vida, já todos fomos viajantes. Às vezes, nem é preciso sair de casa para o ser – quem é que nunca teve um percurso memorável através de um livro, de um filme ou de uma canção? 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.