Sábado – Pense por si

O Dragão de Komodo e outros bichos raros

Alfredo Leite
Alfredo Leite 25 de setembro de 2022 às 15:00

Para travar a pressão provocada pelo turismo ávido de ver os dragões, a ilha aumentou o preço do bilhete para lá entrar. A crónica de Alfredo Leite para a SÁBADO Viajante

Não haverá no mundo real lugar mais parecido com o imaginário Parque Jurássico que Komodo, mas não foi isso que me levou à fascinante e inóspita ilha do arquipélago indonésio de Sonda oriental. Na verdade, nunca tive grande interesse por dinossauros e tenho até mais medo de répteis do que de arriscar um chope entre pequenos ‘dealers’ no Morro do Vidigal. Mesmo assim, a obsessão de ir a Komodo perseguiu-me anos a fio e nem sei bem explicar porquê. O enguiço quebrou-se em 2014. Foi com um misto de emoção e o já confessado desassossego por lagartos XXL que cheguei a Labuan Bajo, em Flores, uma ilha pouquíssimo florida, por sinal, mas esse é um detalhe que não interessa nada para esta história.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.