Sábado – Pense por si

Varoufakis: recuperação económica de Portugal é "mentira"

20 de fevereiro de 2016 às 11:49
As mais lidas

Ex-ministro das Finanças chama "falhanço abjecto" a políticas económicas europeias

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis considerou hoje que é uma "mentira" dizer que Portugal, Espanha ou Irlanda estejam a recuperar economicamente, afirmando que a política económica da Europa "é um falhanço abjecto".

Varoufakis, que falava no Fórum por um Plano B na Europa, que arrancou sexta-feira em Madrid, agradeceu com um "grande obrigado" ao povo espanhol por, nas eleições gerais de 20 de Dezembro, "não ter comprado a mentira da história de sucesso" da economia espanhola.

"Não compraram a mentira da história de sucesso e não teve medo. Quando Alexis Tsipras [primeiro-ministro grego] foi obrigado a render-se [assinado um novo programa de austeridade, perante a falta de liquidez na Grécia], Mariano Rajoy apareceu em frente às câmaras e disse que era aquilo que os esperava se votassem no Syriza espanhol", recordou Varoufakis, numa referência ao Podemos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.