Sábado – Pense por si

Torre Eiffel evacuada devido a mochila abandonada

Um dos principais monumentos de Paris foi evacuado devido a uma mochila abandonada. População retirada sem sinais de pânico

A torre Eiffel, emblemático monumento de Paris, foi evacuada pouco depois das 20h00 locais (19h00 de Lisboa), devido à descoberta de uma mochila abandonada, noticiou a estação televisiva francesa BFMTV.com. Segundo a mesma fonte, as autoridades tomaram a decisão de fazer sair todos os visitantes por precaução e no atual contexto de nível muito elevado de ameaça de atentado.

De acordo com testemunhas oculares, existe uma forte presença policial e militar no local, mas nas redes sociais destacou-se o facto de não existir pânico entre a multidão.

O departamento de polícia de Paris, citado pelo 20 minutes, acrescentou que se trata provavelmente de um falso alarme.

A evacuação do monumento ocorreu numa época sensível, marcada pelos recentes atentados de Nice e Saint-Etienne-du-Rouvray.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.