Sábado – Pense por si

Taxa adicional anunciada hoje deve situar-se entre 2,5% e 3,5% anuais

14 de julho de 2011 às 06:00

Em 2012, o reembolso poderá aumentar ou encolher, consoante os acertos.

Depois de duas semanas de trabalhos técnicos, o Governo prepara-se para explicar hoje, ao fim da tarde, os contornos do imposto extraordinário que os contribuintes singulares serão chamados a pagar para acudir à crise financeira orçamental do Estado, e que deverá reflectir-se numa taxa de IRS extra entre 2,5% e 3,5% anuais. Quem paga, quanto e quando são dúvidas que deverão ficar totalmente esclarecidas, sabendo-se já que os dividendos e os juros de aplicações financeiras ficarão de fora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.