Sábado – Pense por si

SEF deteve suspeito de tráfico de pessoas no aeroporto de Lisboa

Estava acompanhado por uma menor que se fazia passar por cidadã comunitária. DIAP está a investigar

O SEF deteve um suspeito de tráfico de pessoas no aeroporto de Lisboa, tendo sido detectado durante o controlo de fronteira e estava acompanhado por uma menor, anunciou hoje aquele serviço de segurança.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, trata-se de um cidadão europeu, detectado pelo SEF no âmbito do controlo de fronteiras, e estava acompanhado por uma menor que se fazia passar por cidadã comunitária.

Em comunicado, o SEF adianta que, ao acompanhar a situação, apurou que o passageiro trouxera a menor da África Ocidental, sendo "o seu intuito introduzi-la em território europeu com intenção lucrativa".

O homem, detido por indícios de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e utilização de documento de identificação ou viagem alheio, ficou em prisão preventiva após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.

A investigação decorre sob a alçada do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) Lisboa.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.