Sábado – Pense por si

Papa doa 91 mil euros ao Haiti

O papa Francisco vai doar 91 mil euros para a população do Haiti, afectada pelo furacão Matthew, que causou centenas de mortos e feridos e danos avultados

A doação vai ser efectuada através do Conselho PontifícioCor Unum, encarregado das actividades de solidariedade, de acordo com um comunicado.

O montante vai ser repartido entre as dioceses "mais atingidas pelo desastre natural, para assistência aos afectados".

Esta doação pretende ser "uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos de proximidade espiritual e apoio paterno" do papa, indica-se na mesma nota, sublinhando que várias conferências episcopais e organismos de solidariedade católicos estão já "amplamente comprometidos nos trabalhos de socorro".

A Cáritas Portuguesa anunciou na quinta-feira uma doação de 25 mil euros para as comunidades afectadas pelo furacão no Haiti.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.