Sábado – Pense por si

O plano de Barroso não vai funcionar

05 de agosto de 2011 às 12:17

Durão Barroso pediu aos líderes europeus o aumento dos fundos do FEEF para este enfrentar a tempestade financeira que afecta Itália e Espanha.

Durão Barroso pediu aos líderes europeus o aumento dos fundos do FEEF para este enfrentar a tempestade financeira que afecta Itália e Espanha. O pedido parece fazer sentido: o fundo dispõe de apenas 440 mil milhões de euros, valor que não chega para socorrer Itália (cuja dívida chega a 1,8 triliões de euros…) e Espanha. O pedido de Barroso é semelhante ao do ex-Secretário de Estado do Tesouro, Henry Paulson, feito ao Congresso em Julho de 2008, a propósito do "bail-out" da dupla Fannie Mae e Freddy Mac: "Se você tiver uma pistola sob a saia, provavelmente terá de a utilizar (porque ninguém sabe que a tem). Mas se tiver uma bazooka, como as pessoas sabem que a tem, nunca terá de a usar".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.