Sábado – Pense por si

João Sousa perde oitava final da carreira

O norte-americano Jack Sock venceu o tenista português no jogo decisivo do torneio de ténis de Auckland, na Nova Zelândia

O norte-americano Jack Sock, 23º do ranking mundial, venceu este sábado o torneio de ténis de Auckland, na Nova Zelândia, ao bater o tenista português João Sousa, 44º da hierarquia, por 6-3, 5-7 e 6-3 na final.

João Sousa tinha-se qualificado para a final na sexta-feira ao vencer o cipriota Marcos Baghdatis, 36º do ranking mundial. Já Jack Sock tinha vencido o também norte-americano Steve Johnson, qualificando-se pela segunda vez consecutiva para a final do torneio neozelandês.

Esta foi a oitava final que João Sousa disputou na carreira, tentando conquistar o terceiro título no circuito, depois das vitórias nos torneios de Kuala Lumpur, em 2013, e Valência, Espanha, em 2015.

No seu percurso no circuito profissional, João Sousa disputou mais cinco finais, duas em 2014, em Bastad, na Suécia, e Metz, em França, e três em 2015, em São Petersburgo, na Rússia, Umag, na Croácia, e Genebra.

Jack Sock tinha apenas um troféu no palmarés, conquistado em 2015 no torneio de Houston, Estados Unidos, tendo disputado mais quatro finais: as duas últimas edições do torneio de Estocolmo e as edições de 2016 de Houston e Auckland.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.