O graffiter conta que o mural, com 120 metros de comprimento, esteja pronto até ao final de Maio. "São 1.500 metros quadrados, o que torna este mural o maior até à data em Portugal, neste caso pintado apenas por um artista", disse.
O esboço surgiu depois de um briefing com responsáveis da Câmara de Odivelas, que patrocina o mural, pesquisas, trabalho de computador e montagens de fotografias. "Mas há muita coisa que, depois, nasce na parede, por situações que vão acontecendo ao longo da pintura", referiu.
Smile começou a pintar na terça-feira e, desde então, a reacção de quem passa "tem sido bastante positiva, porque este muro nunca tinha sido pintado, nunca tinha levado uma cor, estava em betão bruto e é um muro muito extenso para estar cinzento".
Quando a Lusa se deslocou ao local, comprovou o interesse de quem passava, a pé ou de carro, e parava para tirar fotografias ou conversar com Smile.
Um automobilista fez questão de parar o carro para perguntar se "a pintura leva algum produto para a proteger". "É uma pena se estragarem, isto fica espectacular", referiu, antes de seguir viagem.
Há 16 anos, quando Smile começou a pintar paredes, as coisas não eram bem assim. "Não havia muitas pinturas e as pessoas, qualquer coisa que viam, associavam ao vandalismo", disse.
Para ograffiter, o passar dos anos "e a Internet ajudaram a que as pessoas tenham uma mente diferente e percebam que isto tem um lado bom e pode trazer algo positivo ao dia-a-dia".