A Federação Indonésia de Futebol anunciou na terça-feira a suspensão do campeonato nacional da primeira divisão, a Liga 1, por um período indeterminado.
A Federação Indonésia de Futebol anunciou na terça-feira a suspensão do campeonato nacional da primeira divisão, a Liga 1, por um período indeterminado, após um adepto ter sido espancado até à morte por um grupo rival no domingo passado.
O presidente da Federação, Edy Rahmayadi, referiu que a paragem vai permitir que as autoridades avancem na investigação do incidente, de acordo com um comunicado divulgado na noite de terça-feira.
Rahmayadi acrescentou que o comité disciplinar da associação de futebol vai reunir-se para determinar as sanções contra a equipa de Bandung Persib, cujos adeptos terão sido responsáveis por este episódio de violência.
O anúncio foi feito depois de o ministro indonésio do Desporto, Imam Nahrawi, ter pedido àquele organismo, também na terça-feira, durante uma conferência de imprensa, que suspendesse a liga por duas semanas, num sinal de respeito para com a família da vítima, e que estabelecesse as respectivas sanções.
"Este deve ser um momento de introspeção para perceber que uma vida é muito mais valiosa do que o futebol", defendeu Iman Nahrawi, de acordo com um outro comunicado do ministério.
Um grupo de adeptos do Persib terão espancado até à morte Haringga Sirila, apoiante do Jakarta Persija, antes do início do jogo de futebol que opôs as duas equipas. O episódio aconteceu fora do estádio Lautan Api, em Bandung, a cerca de 150 quilómetros a leste da capital, Jacarta.
Vídeos que circularam nas redes sociais após o ataque mostram uma multidão de adeptos à volta do corpo de Haringga, alguns deles a comemorar.
A Polícia de Bandung identificou oito pessoas como suspeitas na morte do indonésio, embora tenha sublinhado que muito mais pessoas poderiam estar envolvidas.
A gestão do presidente da Federação Indonésia de Futebol tem sido questionada por políticos e parte da sociedade, que lançou uma campanha contra Edy Rahmayadi na Internet, através de uma petição em que se pede a sua demissão e que já recolheu mais de 60 mil assinaturas.
O futebol é um dos desportos mais populares da Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 260 milhões de habitantes.
Indonésia suspende liga de futebol após adepto ter sido espancado até à morte
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?