Sábado – Pense por si

Filho de Ali detido no aeroporto. "É muçulmano?"

O filho da lenda do boxe foi detido no aeroporto da Florida por funcionários da imigração que lhe perguntaram se era muçulmano

"De onde é que vem o teu nome? É muçulmano?". Segundo um advogado amigo da família de Muhammad Ali, o filho da lenda do boxe foi detido no aeroporto da Florida por funcionários da imigração que lhe perguntaram se era muçulmano.

Chris Mancini contou ao Courier-Journal, em Louisville, Kentucky, que Muhammad Ali Jr., de 44 anos, e a sua mãe, Khalilah Camacho-Ali, a segunda mulher de Muhammad Ali, chegaram ao aeroporto internacional de Fort Lauderdale a 7 de Fevereiro, após regressarem da Jamaica.

Segundo Mancini, as autoridades questionaram Ali Jr. durante quase duas horas, e as referidas perguntas foram repetidas constantemente. 

De acordo com o amigo da família, os funcionários continuaram a fazer perguntas a Ali Jr. mesmo depois de ficarem a saber que era muçulmano. Ali Jr. nasceu em Filadélfia e tem passaporte norte-americano.

Funcionários da Agência de Alfândegas e Controlo de Fronteiras (CBP) afirmaram que "não podem discutir [casos] de viajantes individuais", argumentando que "todos os viajantes internacionais que chegam aos Estados Unidos estão sujeitos à inspecção do CBP".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.