Sábado – Pense por si

Encontrados 800 Kg de cocaína à deriva no Pacífico

A Marinha mexicana apreendeu 800 Kg de cocaína atirados ao mar pela tripulação de um navio na costa de Chiapas

A Marinha mexicana apreendeu 800 Kg de cocaína abandonados no Oceano pacífico pela tripulação de um navio na costa do estado de Chiapas, no sul do país.

A descoberta foi feita por uma avião da Marinha, que estava em missão de vigilância sobre o Pacífico, quando localizou "uma pequena embarcação com várias pessoas a bordo que lançavam pacotes ao mar", segundo revelou um comunicado da Marinha.

Prontamente os militares descobriram "24 pacotes com cloridrato de cocaína a flutuar na água, com um peso de 793,4 Kg", a cerca de 260 quilómetros da costa do estado de Chiapas e, apesar das forças militares, lideradas pelo avião Marinha, tentarem perseguir o barco, este conseguiu escapar.

A descoberta é o resultado do trabalho dos serviços de informação que fornecem dados sobre os "barcos da América do Sul" que transportam drogas através do Pacífico e percorrem a costa de Chiapas, na fronteira da Guatemala.

Esta é a terceira apreensão de cocaína em menos de duas semanas no Pacífico ao largo da costa mexicana.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.