Sábado – Pense por si

Donald Tusk reeleito presidente do Conselho Europeu

09 de março de 2017 às 16:31
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Donald Tusk foi hoje reeleito presidente do Conselho Europeu com o voto contra do seu próprio país, a Polónia

Donald Tusk foi hoje reeleito presidente do Conselho Europeu com o voto contra da Polónia, segundo fonte diplomática.

Tusk foi reeleito por quase unanimidade, apenas com o voto contra do seu país, a Polónia, para um segundo mandato de dois anos e meio.

Durante a reunião, segundo a mesma fonte, a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, propôs que o candidato escolhido teria obrigatoriamente de ter o apoio do seu país, o que foi rejeitado, e tentou, também sem êxito, que os líderes europeus ouvissem o candidato apoiado por Varsóvia, o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolskien.

A presidência do Conselho Europeu é um cargo criado no Tratado de Lisboa em 2009, tendo sido ocupado pela primeira vez e por dois mandatos pelo belga Herman Van Rompuy.

Tusk substituiu Van Rompuy em 2014.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?