Sábado – Pense por si

Comissão Europeia quer pagar Interrail a jovens de 18 anos

Com um orçamento de 12 milhões de euros, esta acção espera proporcionar a 15 mil jovens europeus a oportunidade de "conhecer a rica herança cultural do continente".

A Comissão Europeia apresentou hoje a iniciativa 'DiscoverEU', que vai permitir a jovens que tenham cumprido os 18 anos a 1 de Julho viajar pela Europa este Verão, fazendo um Interrail. 

Com um orçamento de 12 milhões de euros, esta acção, baseada numa proposta do Parlamento Europeu, espera proporcionar a 15 mil jovens europeus a oportunidade de "conhecer a rica herança cultural do continente, travar conhecimento com outras pessoas, aprender com outras culturas e, consequentemente descobrir o que une a Europa".

Os participantes vão poder viajar até 30 dias e visitar entre um e quatro destinos diferentes.

"Uma vez que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, os viajantes terão a oportunidade de participar em inúmeros eventos que terão lugar por toda a Europa", destaca a nota do executivo comunitário.

A primeira ronda de inscrições na iniciativa'DiscoverEU', destinada a 15.000 jovens, acontece em Junho, no Portal Europeu da Juventude.

Os candidatos devem ter completado 18 anos a 1 de Julho, e ser cidadãos europeus.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.