Sábado – Pense por si

Clima: Quatro países criam fundo para ajudar países em desenvolvimento

30 de novembro de 2015 às 10:51
As mais lidas

Anúncio foi feito pelo Banco Mundial. Terá valor de 473 milhões de euros e iniciará actividade já em 2016

Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça vão criar um fundo para incentivar medidas de redução de emissões poluentes nos países em desenvolvimento com uma dotação prevista de 500 milhões de dólares (473 milhões de euros), anunciou hoje o Banco Mundial (BM).

Este fundo servirá para fazer avançar nos países em desenvolvimento os planos para redução das emissões dos gases que causam o aquecimento global, explicou em comunicado o BM, que trabalhou com os quatro países na elaboração do projecto.

O fundo vai incidir em áreas como as energias renováveis, transportes, eficiência energética, gestão de resíduos sólidos e projectos de cidades com baixo nível de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Prevê-se que o fundo inicie actividade em 2016, com compromissos de mais de 250 milhões de dólares.

O fundo está aberto a contribuições suplementares com o objectivo de alcançar os 500 milhões de dólares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.