Sábado – Pense por si

Chuvas fortes fazem quatro mortos em Espanha

Cinco pessoas ficaram feridas em Agramunt. Tromba de água atingiu cave de um lar de idosos

Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas hoje de madrugada devido à inundação de uma residência de idosos em Agramunt, em Lleida, Espanha, provocada pelas fortes chuvas e ventos que atingiram a Catalunha nas últimas horas.

Por volta das quatro da manhã, os bombeiros locais foram chamados ao lar devido ao temporal e aos estragos provocados por uma tromba de água no sótão da residência, onde se encontravam nove pessoas de mobilidade reduzida, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

De acordo com responsáveis dos bombeiros, citados pela Efe, as inundações provocaram a morte de quatro utentes, tendo os restantes sido transportados para o hospital, mas sem risco de vida.

Este primeiro temporal de Outono, marcado por fortes chuvas e vento, provocaram a queda de árvores e pequenas inundações em várias zonas da Catalunha e obrigaram os bombeiros a efectuar mais de uma centena de operações durante o dia de segunda-feira.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.