"Pompeo falou por várias vezes, mas não pode apresentar nenhuma prova (...) porque não as possui", disse porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.
O Governo chinês afirmou hoje que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, "não pode apresentar evidências" de que o novo coronavírus tenha saído de um laboratório chinês "porque não as possui".
"Pompeo falou por várias vezes, mas não pode apresentar nenhuma evidência", disse Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, em conferência de imprensa.
"E porquê? Porque não tem nenhuma", apontou.
Mike Pompeo disse no domingo que tem "imensas evidências" de que o vírus por detrás da epidemia da Covid-19 teve origem num laboratório de virologia em Wuhan, a cidade no centro da China onde a doença foi detetada pela primeira vez, no final do ano passado.
Washington aumentou a pressão sobre Pequim. Nas últimas semanas, acusou o regime comunista de ter reagido lentamente após ter detetado o vírus e disse que a doença teve origem no Instituto de Virologia de Wuhan.
"Há imensas evidências de que foi ali que tudo começou", disse o secretário de Estado norte-americano.
"Não é a primeira vez" que a China coloca "o mundo em perigo" por causa de "laboratórios que não seguem os padrões de segurança", insistiu.
Hua afirmou que a questão da origem da epidemia deve ser deixada para especialistas "e não para políticos que mentem em nome das suas necessidades políticas domésticas".
A televisão pública chinesa disse na segunda-feira que as palavras de Pompeo eram "insanas".
O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou na quinta-feira impor novas taxas alfandegárias sobre as importações chinesas, como forma de punir o país pela propagação da epidemia e consequentes prejuízos para a economia norte-americana.
China diz que EUA não têm provas de que coronavírus foi criado em laboratório
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.