Sábado – Pense por si

Blanchard: "São precisas medidas fortes de politica económica"

20 de setembro de 2011 às 15:08

"Apenas se os governos tomarem medidas decisivas na frente orçamental, no reequilíbrio financeiro e no reequilíbrio externo" é que o pior pode ser evitado, avisou hoje Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, na sessão de apresentação das perspectivas económicas mundiais.

O economista reconheceu que o crescimento nas economias ocidentais abrandou mais que o esperado pela instituição, um desenvolvimento que explicou pelo facto de não estarem a ocorrer os reequilíbrios mundiais que foram antecipados, quer a nível interno em cada um dos blocos, quer entre os principais blocos. Acresce que a crise europeia está a criar uma incerteza crescente nos mercados que dificulta ainda mais a recuperação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.