Sábado – Pense por si

Ausência de Donald Trump eclipsa debate republicano

Magnata faltou e preferiu organizar uma angariação de fundos para veteranos de guerra. Liderou na Internet e foi mencionado pelos concorrentes

O último debate entre aspirantes do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos antes do início das votações no Iowa ficou hoje eclipsado pela ausência de Donald Trump que foi, no entanto, mencionado várias vezes e liderou na Internet.

O conflito que o magnata tem com a organizadora do debate, Fox News, e especialmente com uma das suas apresentadoras, Megyn Kelly, levou-o a abdicar do evento, organizando simultaneamente uma angariação de fundos para veteranos de guerra.

A "contraprogramação" de Trump conseguiu o efeito esperado, já que o seu discurso foi transmitido pela CNN e a MSNBC, enquanto a concorrente Fox News transmitia o debate.

Da esquerda para a direita, os participantes no debate: o senador Rand Paul, o governador de Nova Jérsia Chris Christie, o médico Ben Carson, o senador Ted Cruz, o senador Marco Rubio, o ex-governador Jeb Bush e o governador do Ohio John Kasich 

Na Internet, Trump foi o pré-candidato mais procurado no Google por ampla margem, segundo dados do próprio motor de busca, e no Twitter conseguiu 37% de todas as referências que se fizeram nessa noite sobre os aspirantes republicanos, muito acima de Ted Cruz (18%) e Marco Rubio (12%).

Ausência de Donald Trump eclipsa debate republicano
Ausência de Donald Trump eclipsa debate republicano

O magnata nova-iorquino foi também várias vezes mencionado, directa ou indirectamente, pelos seus rivais.

"Antes de começar, reconheçamos o elefante que não está na sala esta noite", disse a moderadora Kelly, no início do debate.

O senador Marco Rubio disse que "esta campanha não é sobre Trump", e também Ted Cruz admitiu o "enorme entusiasmo" que o magnata gerou entre os republicanos. Jeb Bush disse, em tom irónico, que tinha saudades de Trump, apelidando-o de "pequeno ursinho de peluche".

Por seu lado, a Fox News emitiu um comunicado em que explicou ter mantido conversações com Trump para que participasse no debate, mas que o magnata pediu em troca uma contribuição de cinco milhões de dólares da emissora para a sua angariação de fundos para os veteranos de guerra.

Minutos depois de o debate terminar, Trump publicou uma mensagem de Twitter dizendo que seis milhões de dólares tinham sido angariados durante a noite de quinta-feira, "enquanto os políticos falavam".

An unbelievable night in Iowa with our great Veterans! We raised $6,000,000.00 while the politicians talked! #GOPDebate

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.