Sábado – Pense por si

ARCOmadrid: feira de arte começa hoje

A Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid, que cumpre este ano o 36.º aniversário, começa hoje. Estão presentes 200 galerias, 13 delas de Portugal

A 36.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid começa hoje, na capital espanhola, com a presença de 200 galerias de 27 países, 13 delas de Portugal, e tem a Argentina como país convidado.

A representação portuguesa da edição deste ano da ARCOmadrid será maior do que no ano passado, com 13 galerias, duas delas - Madragoa e Pedro Alfacinha, ambas de Lisboa - em estreia no certame dedicado à arte contemporânea.

No ano passado, foram 11 as galerias portuguesas que participaram na feira e, nesta 36.ª edição, que decorre até domingo, a representação nacional subiu "devido à qualidade dos projetos", sublinhou a organização, em conferência de imprensa, realizada em Lisboa, na última semana.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.