Sábado – Pense por si

Sensibilidade e bom senso

21 de junho de 2011 às 12:01

A imagem de uma população em greve geral, em manifestação de rua permanente, conduzindo ao quase, senão iminente, colapso de um Governo

A imagem de uma população em greve geral, em manifestação de rua permanente, conduzindo ao quase, senão iminente, colapso de um Governo eleito para tentar ultrapassar uma grave crise financeira, está a marcar a imagem que os mercados financeiros hoje fazem do Sul da Europa. Para nós, trata-se algo confinado à Grécia. Mas para os investidores do Norte da Europa, é todo o Sul que está em causa. Nesse quadro, qualquer sugestão de reestruturação da dívida grega é vista como um sinal de incumprimento generalizado do Sul. A convicção é a de que a Grécia apenas ilumina o caminho que os outros seguirão. E, sendo os mercados dados a sentimentos ou consensos generalizados, importa reconhecer duas coisas: Uma, a de que no curto-prazo teremos de saber viver neste contexto. Outra, a de que a médio-prazo teremos duas opções: mostrar que somos diferentes ou afundar em conjunto com os gregos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".