Secções
Entrar

Zelensky declara que retirada de civis de Mariupol vai continuar

03 de maio de 2022 às 08:40

Primeiro grupo de civis foi retirado no domingo mas os autocarros que transportam os deslocados ainda não chegou a Zaporijia, a 200 quilómetros a norte, porque tem de progredir em zonas de combate.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que a retirada de civis da cidade de Mariupol, no sul do país, vai continuar durante este dia, esperando a eficácia dos corredores humanitários de Berdiansk, Tokmak e de Vasylivka. 

Num discurso que foi publicado de manhã nas redes sociais, o chefe de Estado ucraniano disse que Kiev continua a fazer "todos os possíveis para salvar" os civis de Mariupol e que a operação de retirada vai continuar.

A operação de retirada de cidadãos ucranianos de Mariupol, cidade portuária no Mar de Azov, que está a ser coordenada pelas Nações Unidas e pela Cruz Vermelha Internacional, mantém-se mas verificam-se muitas dificuldades pondo em questão a continuidade da operação. 

O primeiro grupo de civis foi retirado no domingo da cidade assediada pelas forças russas mas os autocarros que transportam os deslocados ainda não chegou a Zaporijia, a 200 quilómetros a norte, porque tem de progredir em zonas de combate.

Funcionários municipais, médicos e membros de organizações humanitárias têm-se coordenado para receber os primeiros deslocados: cerca de uma centena de pessoas que permaneceram entrincheirados nas instalações da fábrica Azovstal que continua a ser bombardeada pelos russos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela