Secções
Entrar

Vinhais distribuiu 51 mil euros por crianças que nasceram e vivem no concelho

17 de janeiro de 2022 às 14:49

A autarquia aposta neste incentivo para fixar população e para que não haja perda de alunos no concelho transmontano.

O município de Vinhais distribuiu, em 2021, 51 mil euros por mais de uma centena de crianças que nasceram e vivem neste concelho do distrito de Bragança, divulgou hoje a autarquia.

Trata-se de apoios concedidos no âmbito do programa municipal de incentivo às famílias que contemplam um subsídio de mil euros por cada nascimento e de 300 euros anuais a todas as crianças até entrarem no primeiro ciclo.

Dos 51 mil euros distribuídos em 2021, 24 mil destinaram-se aos 24 bebés que nasceram neste concelho com pouco mais de sete mil habitantes e 27 mil euros a 90 crianças com menos de 6 anos, como informa a autarquia, em comunicado.

"A autarquia criou este apoio inédito com objetivos claros como: o apoio à natalidade, a fixação das famílias no concelho e o auxílio nas despesas das famílias", justifica.

Uma das condições para a atribuição anual de 300 euros a todas as crianças com menos de 6 anos é que estas têm que frequentar as escolas do concelho.

A autarquia aposta neste incentivo para fixar população e para que não haja perda de alunos no concelho transmontano.

Os apoios à natalidade e escolaridade beneficiam também o comércio local, "uma vez que os valores atribuídos têm que ser gastos no comércio do concelho", sendo esta, para o município, "mais uma forma de dinamizar a economia local".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela