
Interior norte e centro em perigo máximo de incêndio rural
O IPMA prevê perigo máximo de incêndio rural para todo o distrito da Guarda e para quase todo o distrito de Bragança, exceto Vinhais e Carrazeda de Ansiães.
O IPMA prevê perigo máximo de incêndio rural para todo o distrito da Guarda e para quase todo o distrito de Bragança, exceto Vinhais e Carrazeda de Ansiães.
As médias nacionais escondem realidades díspares. Num universo de mais de 500 escolas, há oito onde a maioria dos alunos não consegue fazer os três anos sem chumbar.
O incêndio levou ao confinamento da aldeia de Nuzedo de Baixo "por uma questão meramente de segurança", notou à Lusa o comandante Júlio Miguel.
Joaquim Miranda Sarmento entrou para o Estado com apenas 20 anos e ascendeu na carreira académica e no PSD, partido de que é militante desde jovem. Está, agora, no centro do furacão.
A Guarda Nacional Republicana, que está a acompanhar o protesto, está a vedar o acesso à A4 nos dois sentidos e ao IP2.
"Na política é fatal se formos todos iguais, tanto faz lá estarem uns como outros, é tudo igual", acrescentou ainda o antigo primeiro-ministro.
Nas imediações das duas maiores cidades, há um tesouro português ameaçado mas que merece carinho: o petisco. Do choco frito a amêijoas, mexilhão e atum braseado, deixamos-lhe sugestões de comer e chorar por mais.
De paiola de porco preto e presunto de Granada a paté do mar ou tentáculo de polvo no forno com cebola e sriracha, são muitos e variados os petiscos que lhe sugerimos, a uma curta viagem do Porto.
Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
É o que mostram os dados do IPMA, que detalha que o calor se deve a uma "massa de ar quente e seco com origem no norte de África".
“A vida continua”, diz Carla Alves. E, de facto, continua. Quase todos conseguiram regressar aos “lugares de recuo” ou encontrar novos. Só Hugo Mendes está “a estudar”.
Até à primavera, há feiras do fumeiro para visitar de norte a sul. São oportunidades para redescobrir os enchidos portugueses – mesmo aqueles que julgamos conhecer.
Os agricultores vão continuar a sair à rua para exigir a demissão de Maria do Céu Antunes e a revogação de políticas controversas, mas há problemas no setor que exigem uma reestruturação mais profunda.
Esta resolução foi anunciada por Mariana Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantando que este questionário deve ser preenchido "pelas personalidades convidadas pelo primeiro-ministro" para integrarem o Governo.
Maria do Céu Antunes vai ser ouvida na sequência da demissão da secretária de Estado, Carla Alves, um dia após a tomada de posse. Caso teve origem nas notícias de contas arrestadas da governante e do marido, ex-autarca.
Em causa está o facto de Maria do Céu Antunes saber antes da nomeação que Carla Alves, secretária de Estado demissionária, tinha contas arrestadas desde março.