Secções
Entrar

Vindimas no Dão antecipadas três a quatro semanas

29 de agosto de 2017 às 15:35

Vários enólogos esperam um vinho de boa qualidade caso os produtores fiquem atentos à maturação das uvas

As vindimas na Região Demarcada do Dão estão a ser antecipadas "três a quatro semanas", esperando-se um vinho de boa qualidade se os produtores ficarem atentos à maturação das uvas, disse hoje à agência Lusa o enólogo Carlos Silva.

O enólogo da União das Adegas Cooperativas do Dão (UDACA) contou que "quem tem espumantes para fazer já começou a vindimar na semana passada e, esta semana, as pessoas estão a preparar-se para fazer brancos".

Segundo Carlos Silva, embora a região do Dão não seja toda igual, e haja umas zonas em que as uvas estão mais adiantadas do que em outras, no geral verifica-se "uma antecipação de três a quatro semanas comparativamente ao ano passado".

"Em Nelas, por exemplo, na quarta-feira da semana passada, os brancos já estavam a 14 (de grau alcoólico). Mas, por exemplo, as zonas para o lado de Seia e de Gouveia estão mais atrasadas, vindimam sempre um pouco mais tarde", explicou.

Depois de, na semana passada, ter começado a vindima para espumantes em Penalva do Castelo, esta semana "é altura de arrancar com os brancos" e, posteriormente, passar para os tintos, referiu: "O Jaen e a Tinta Pinheira, depois o (Tinta) Roriz e o Alfrocheiro e acabar com a Touriga (Nacional)".

O enólogo explicou que esta antecipação se deveu sobretudo "à primavera, que foi excepcional em termos de sol" e que adiantou muito a maturação, e também "aos meses de Julho e Agosto com muito calor".

Com a chuva que caiu durante a noite na região deu-se um arrefecimento, mas Carlos Silva alertou que pode vir ainda mais calor que poderá prejudicar as uvas.

"Se esperamos muito e ficarmos desatentos, vamos vindimar com graus muito altos, o que dará vinhos muito alcoólicos, e isso não é bom", acrescentou.

Na sua opinião, se os produtores ficarem atentos às vinhas a qualidade estará garantida, porque "há boa sanidade e o cacho está bem formado".

No que respeita à quantidade, o enólogo considerou que será "um ano normal do Dão, com uma produção entre os 45 a 50 milhões de litros".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela