Secções

Velório de Armando Gama a partir das 18h na Basílica da Estrela. Funeral realiza-se amanhã

17 de janeiro de 2022 às 15:33

O cantor Armando Gama morreu hoje de madrugada, aos 67 anos, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, onde se encontrava internado.

O velório do cantor Armando Gama realiza-se a partir das 18h desta segunda-feira nas capelas funerárias da Basílica da Estrela, em Lisboa, disse à Lusa fonte próxima da família.

O funeral sai, na terça-feira, às 16h30, da Basílica da Estrela, em Lisboa, para o cemitério de Trajouce, em Cascais, acrescentou a mesma fonte.

O cantor Armando Gama morreu hoje de madrugada, aos 67 anos, no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, onde se encontrava internado.

Nas redes sociais multiplicaram-se as reações à morte do artista, desde o humorista Herman José, que recordou o "impecável colega e gentilíssimo amigo", à cantora Ágata, entre outros.

Nascido em Luanda, em 01 de abril de 1954, Armando Gama iniciou o percurso musical cedo, começando a tocar harmónica em família em 1959. Em 1983, Armando Gama venceu o Festival RTP da Canção comEsta Balada que te Dou, de sua autoria e orquestração de Mike Sergeant, que representou Portugal no Festival da Eurovisão, realizado em Munique, na Alemanha, tendo ficado em 13.º lugar.

A canção foi editada em 17 países e alcançou o 'top' de vendas, entre outros países, na Bélgica. Em Portugal, vendeu 80.000 exemplares.

Em 1970, formou o conjunto LoveBirds e, no ano seguinte, o duo Marinho&Gama, que gravou um 'single' com dois temas de sua autoria:MeninoeSpanish Garden.

Em 1974, passou a residir em Lisboa, onde contactou com o mundo musical e constituiu, em 1976, o grupo Tantra, um projeto de rock sinfónico, com Manuel Cardoso, tendo gravado um 'single' e um álbum para a discográfica Valentim de Carvalho.

Dois anos depois, com Kris Kopke, formou o duo Sarabanda e assinou com a editora discográfica PolyGram a convite do produtor Tózé Brito.

No ano de 1980, Armando Gama divide-se entre orquestrador e produtor, tendo produzido nomes como Dina (1956-2019), Mário Mata, Dino Meira (1940-1993), o quarteto Doce, Trio Odemira e Nicolau Breyner (1940-2016).

Gama deu ainda voz ao tema principal da série animada infantilBana e Flapi, baseada no livroBannertail: The Story of Gray Squirrel(1922), de Ernest Thompson Seton, e a todas as canções de outra série animada infantil,Sport Billy, que marcou presença na RTP de setembro de 1980 a novembro do ano seguinte.

Em 1982, gravou o seu primeiro disco a solo, o álbumQuase Tudo, pela discográfica Rádio Triunfo.

Em 1986, gravou os 'singles'No teu AbraçoeAdoro Chopine, no ano seguinte, iniciou gravações de uma série de espetáculos com Valentina Torres, ex-locutora da RTP, com quem viveu de 1983 a 2010. Desta relação, o casal teve dois filhos, Ana Carolina e António.

Em 1999 começou a atuar, regularmente, como pianista no Casino Estoril, nos arredores de Lisboa, onde se manteve até julho de 2008. Em maio de 2006, apresentou o espetáculoArmando Gama o 5º Beatle, que foi mantendo esporadicamente, e gravou um DVD no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

A partir de abril de 2009, atuou ao piano, regularmente à noite, no Palácio de Seteais, em Sintra, também no distrito de Lisboa, e no mesmo ano, voltou a concorrer ao Festival RTP da Canção comAmor mais que Perfeito, que chegou à semifinal.

Armando Gama foi-se mantendo em atividade com atuações em quarteto -- Virgílio Marujo na bateria, Zé Pinho na guitarra, Nélson Oliveira no baixo, e Gama, ao piano -, com a banda Revival e a solo, atuando com regularidade no bar Xafarix, em Lisboa, além de atuar em todo o país e algumas vezes além-fronteiras.

Armando Gama e Valentina Torres separaram-se em 2010, e o músico iniciou uma relação em 2011 com uma fã, Bárbara Barbosa, da qual resultou um filho e foi pautada por acusações ao cantor de violência doméstica, tendo chegado a ser detido pela GNR a 09 de janeiro de 2020.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela