Secções
Entrar

Vaticano: vítima de abusos demite-se da Comissão para Protecção de Menores

01 de março de 2017 às 14:26

A irlandesa Marie Collins, membro da Comissão Pontifícia do Vaticano para a Protecção de Menores desde a sua fundação em 2014, demitiu-se por "falta de cooperação com a comissão por parte de outras entidades da Cúria romana"

A irlandesa Marie Collins, membro da Comissão Pontifícia do Vaticano para a Proteção de Menores desde a sua fundação em 2014, demitiu-se por "falta de cooperação com a comissão por parte de outras entidades da Cúria romana".

A Santa Sé informou que Collins comunicou a sua intenção de se demitir ao cardeal Sean Patrick O'Malley, presidente da referida comissão, no passado dia 13 de Fevereiro.

A renúncia foi aceite pelo papa Francisco e tornada efectiva hoje.

O Vaticano informou que em conversações com o cardeal O'Malley e também na carta de demissão entregue ao papa, Collins referiu-se expressamente à sua "frustração com a falta de cooperação por parte de outras entidades da Curia romana", de acordo com um comunicado citado pela agência espanhola Efe.

Não obstante a sua demissão, Collins aceitou o convite do cardeal O'Malley para continuar a colaborar com a comissão.

A Comissão Pontifícia para a Protecção de Menores foi constituída por mandado do papa Francisco em Março de 2014 com o objectivo de proteger os menores e prevenir que se repitam na Igreja Católica casos de abusos por parte de sacerdotes.

A renúncia de Collins - ela própria vítima de abusos na infância por parte de sacerdotes - acontece um ano depois do inglês Peter Saunders, também ele vítima de abusos e fundador da Associação Nacional de Pessoas que Sofreram Abusos na Infância (NAPAC, na sigla em inglês), ter decidido abandonar a comissão.

A Comissão Pontifícia não esclareceu na altura as razões da demissão de Saunders, mas este tinha manifestado desconforto em relação à forma como tinham sido tratados alguns casos de pederastia.

Saunders tinha ainda expressado várias críticas perante algumas decisões do cardeal George Pell, que dirige a Secretaria de Economia do Vaticano, nomeadamente a sua posição perante denúncias de pederastia no seio da Igreja Católica da Austrália.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela