Secções
Entrar

Uso de recursos materiais no mundo vai duplicar até 2060

22 de outubro de 2018 às 07:00

Até 2060 o mundo consumirá 167 mil milhões de toneladas por ano de materiais - o dobro do valor de 2011 - o que irá gerar um sério impacto no meio ambiente.

A utilização de recursos materiais vai duplicar no mundo até 2060, provocando um sério impacto ambiental, informou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), num relatório divulgado hoje.

De acordo com os dados da OCDE, até 2060 o mundo consumirá 167 mil milhões de toneladas por ano de materiais, em comparação com os 79 mil milhões de toneladas em 2011, o que irá gerar um sério impacto no meio ambiente, uma vez que grande parte das emissões de gases de efeito estufa se deve ao uso de recursos materiais primários e secundários.

Esta projecção leva em conta as previsões de crescimento económico global (2,8%, em média), mudanças estruturais na economia, bem como melhorias na tecnologia de extracção e produção de materiais.

Se até 2011 as emissões de carbono representarem cerca de 40 mil milhões de toneladas, o número estimado para 2016 vai quase duplicar: 75 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Dos 75 mil milhões de toneladas, dois terços resultam do manuseamento de recursos materiais, apontou a OCDE.

O relatório, divulgado na abertura de uma conferência internacional sobre a economia circular, em Yokohama, sul de Tóquio, analisa o uso futuro de recursos materiais metálicos e não metálicos, levando em conta uma série de variáveis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela