Secções
Entrar

Trudeau e Trump pedem a Pequim que liberte dois canadianos

08 de janeiro de 2019 às 07:09

Os líderes norte-americano e canadiano "reafirmaram a importância de respeitar a independência judicial e o primado do direito" neste assunto.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente norte-americano, Donald Trump, analisaram hoje "a detenção arbitrária de dois canadianos na China", desde 10 de dezembro, exortando os dirigentes de Pequim a libertá-los.

Trump e Trudeau também "discutiram o pedido de extradição que os EUA fizeram ao Canadá", detalhou-se no comunicado divulgado por Otava.

Esta exigência inscreve-se no quadro de um inquérito norte-americano sobre a Huawei, que conduziu à detenção, em 1 de dezembro, da diretora financeira deste gigante chinês das telecomunicações, Meng Wanzhou, em Vancouver, confirmaram à AFP os serviços de Trudeau.

Trump e Trudeau "reafirmaram a importância de respeitar a independência judicial e o primado do direito" neste assunto, especificou o comunicado do gabinete do primeiro-ministro canadiano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela