Secções
Entrar

"Tenham um grande noite". Trump falha jantar de correspondentes

26 de fevereiro de 2017 às 08:42

Relações com a imprensa cada vez mais difíceis. New York Times responde com um anúncio sobre "verdades difíceis" ao facto de ter sido barrado numa conferência de imprensa na Casa Branca

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai faltar ao jantar de correspondentes da Casa Branca, rompendo com a tradição de chefe de Estado e jornalistas trocarem "farpas" bem-humoradas e aliviarem tensões.

"Não irei ao jantar de correspondentes da Casa Branca este ano. Desejo felicidades a todos e que tenham uma grande noite", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

I will not be attending the White House Correspondents' Association Dinner this year. Please wish everyone well and have a great evening!

O presidente tem tido uma atitude hostil para com a imprensa, acusando-a de ser "o inimigo do povo" e espalhar "notícias falsas". Habitualmente, o jantar conta sempre com o presidente e com a imprensa acreditada junto da Casa Branca, incluindo meios como os jornais New York Times e a televisão CNN, que foram barrados na sexta-feira de uma conferência de imprensa da presidência.

Do jantar, marcado para 29 de Abril, já iam estar ausentes vários meios de comunicação social, que anunciaram que não iriam em represália pela atitude de Donald Trump. A comunicação social foi um alvo recorrente de Trump durante a sua campanha eleitoral e voltou a ser assunto dominante nas declarações do presidente desde há algumas semanas, período em que os jornalistas apontaram diariamente os erros e imprecisões nos seus discursos.

Nos últimos anos, os discursos do ex-presidente Barack Obama tornaram-se um dos momentos altos da política norte-americana, com o antigo residente da Casa Branca a aproveitar o momento para brincar e lançar críticas mordazes - Donald Trump foi várias vezes um dos seus alvos.

A resposta do New York Times
Também sábado, foi tronado público que o New York Times vai responder com um anúncio televisivo sobre "verdades difíceis" ao facto de ter sido barrado numa conferência de imprensa na Casa Branca. O anúncio vai ser divulgado durante os intervalos da emissão televisiva da gala dos Óscares, este domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal).

No anúncio de 30 segundos, chamado A verdade é difícil, ouvem-se e lêem-se frases com as várias afirmações difíceis de conciliar, como "a verdade é que os 'factos alternativos' são mentiras" e "a verdade é que as alterações climáticas são um embuste".

A conclusão do New York Times é que "a verdade é difícil, é difícil de encontrar, é difícil de conhecer", mas "é mais importante agora do que alguma vez foi", mensagem que pode já ser vista no Youtube.

Donald Trump atacou na sexta-feira os jornalistas, criticando o uso de fontes anónimas em notícias sobre alegados contactos entre conselheiros presidenciais e agentes secretos russos.

Entre os excluídos da conferência de imprensa informal na sexta-feira estão também The Hill, BuzzFeed, the Daily Mail, BBC e New York Daily News. A agência Associated Press e a revista Time foram autorizadas a entrar, mas recusaram em solidariedade com os meios excluídos pelo assessor Sean Spicer.

Ao contrário, foram autorizados a entrar meios como ABC, CBS, NBC, Fox, Reuters, Bloomberg e McClatchy, bem como o sítio na Internet Breitbart, que era dirigido pelo principal estratega da Casa Branca, Steve Bannon.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela