Secções
Entrar

Suspensa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa devido à ausência de vereadores da câmara

Lusa 26 de novembro de 2024 às 20:23

Três vereadores estiveram hoje presentes na reunião, trocando de vez. Mas quando Joana Almeida saiu sem ser substituída e sem informar sobre a sua ausência, os trabalhos tiveram que ser suspensos.

Os trabalhos da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) foram hoje interrompidos pelas 18:50 devido à ausência de vereadores com pelouro da câmara, tendo os deputados municipais ainda aguardado essa representação, mas passado 20 minutos deram a reunião por suspensa.

"Nos termos do artigo 48.º da Lei n.º 169/99 (que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias), [...] a câmara municipal faz-se representar, obrigatoriamente, nas sessões da assembleia municipal, pelo presidente, que pode intervir nos debates, sem direito a voto. Em caso de justo impedimento, o presidente da câmara pode fazer-se substituir pelo seu substituto legal", citou a 1.ª secretária da mesa da AML, Ana Mateus (PSD).

Antes desta referência, Ana Mateus interrompeu os trabalhos enquanto estava a intervir o deputado único do PAN, António Morgado Valente, avisando que não havia condições para continuar devido à falta de um vereador com pelouro da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Depois de aguardar 20 minutos, Ana Mateus, que assumiu hoje o cargo de presidente em exercício da AML dada a ausência da presidente, Rosário Farmhouse (PS), informou que a sessão estava suspensa, devendo a restante ordem de trabalhos ser prosseguida numa outra reunião a agendar.

Esta sessão extraordinária da AML começou pelas 15:00. Inicialmente, em representação do presidente da CML, Carlos Moedas (PSD), esteve o vereador da Proteção Civil, Ângelo Pereira (PSD), que posteriormente foi substituído pela vereadora dos Direitos Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), que também se ausentou e foi substituída por Joana Almeida (independente eleita pela coligação "Novos Tempos" PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança, com a pasta do Urbanismo).

No decorrer da reunião, Joana Almeida saiu sem ser substituída e sem informar sobre a sua ausência, o que motivou a suspensão dos trabalhos da AML.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela